Missões na Espanha

domingo, dezembro 28, 2008

ASSIM FOI O NATAL



Natal é sempre um momento de muita expectativa nas atividades da Igreja. Em outubro começamos a ´pensar´ como comemoraríamos, porque estávamos observando que nas programações especiais sempre contamos com a presença de muitos amigos, visitantes de primeira vez - curiosos por conhecer como é uma Igreja Batista.


Assim, que em novembro começamos os ensaios e os preparativos para a ´Festa´. Como não temos muita oportunidade para ensaios durante a semana, tínhamos que fazer os ensaios no domingo, na sala da casa do missionário. As crianças ensaiavam e faziam os ´cartões´ que seriam distribuidos com todos os presentes. Nossa classe infantil, que tinha 8 crianças, agora está com 20. Mas valeu a pena! No dia do Culto foi um sucesso.
































Cada criança tinha seu verso a ser apresentado, e como eles estavam concentrados para esse momento.













Mas Natal é sinonimo de Música. E foram preparados dois grupos - as adolescentes e o grupo das senhoras.










As senhoras tiveram que ensaiar ´duro´, porque algumas irmãs nunca haviam cantado, e principalmente uma segunda voz. Era só expectativa, ansiedade, nervosismo, mas foi um sucesso!


Valeu a pena todo o esforço e a paciencia do pianista!!!!!!!!!!!!!!!!















Mas precisávamos contar a historia do Natal. E duas peças foram preparadas, com mensagens bem contemporaneas e contextualizadas, chamando bem a atenção de todos assistentes.









As duas peças traziam a mensagem do grande amor de Deus e de sua obra, em Jesus Cristo para a Salvação do mundo.














(Este é o grupo que participou de uma das peças - para nossa igreja, foi muita gente envolvida)




Nosso templo estava repleto - 83 pessoas - e só temos acomodação para 65, assim mesmo porque colocamos algumas cadeiras extras. Muitos que nunca hvaiam estado en uma Igreja evangelica, como vizinhos, amigos, parentes, estiveram nesse dia.

Destacamos entre os presentes, a direção executiva de um dos partidos politicos, inclusive é a segunda vez que a ex-prefeita assistiu um culto em nossa igreja.








Depois de todas as partes especiais, pudemos apresentar a Mensagem do Evangelho. E concluindo o culto, cantamos a tradicional canção ´Noite de Paz´, mesmo sendo 12.30 hs. A irmã Adriana cantava as estrofes e o auditoria junto o coro.





Pensamos também em ter tempo maior de comunhão e conhecimento, e assim vimos a possibilidade de realizar um almoço. ´Abrimos´ inscrições com a esperança e o desejo de termos pelo menos 50 pessoas. E foi uma grata surpresa em termos 80 pessoas participando. Alguns que não tem o costume de frequentar nossos cultos. Foi uma oportunidade para que alguns familiares e amigos nos conhecessem e abrissemos portas.



Tudo foi tão bom, que já estamos programando o Natal de 2009. E também programando outras atividades com toda a igreja. Muitos são os desafios para o próximo ano - Mais crescimento - Mais espaço - Mais classes da EBD - Mais atividades - Mais... Mais...

Sabemos que nada podemos fazer, mas Deus pode fazer tudo em nós e através de nós. A Ele, e só a Ele toda honra.

quinta-feira, dezembro 25, 2008


O mes de dezembro é um mes cheio de atividades. Entre elas, tivemos a oportunidade de um maravilhoso encontro de todos missionarios da Espanha, da Albania, da Letonia e da Romenia.


Fomos recebidos maravilhosamente, pela Igreja Batista de Sevilha, pastoreada pelo missionário Pr. Elton Rangel (Na foto fazendo a abertura da reunião, ladeado pelos pastores Lauro Mandira - gerente de missões da JMM e Socrates - diretor geral da CBB e interino da JMM, que estava acompanhado de sua esposa ir. Lucia).


Foram dias especiais, intensos, de conhecimento, de comunhão, de troca de experiencias, de planejamentos, de informações. Dias de muito trabalho, mas abençoados, dos quais saimos com o desejo de que em breve possamos ter outros.

Pastor Lauro, trouxe os desafios que a JMM está vivendo, colocando-nos a par dos campos recém-alcançados, dos novos missionários nomeados, e incentivando a prosseguirmos nessa tarefa que desempenhamos em terras tão distantes e às vezes inóspeda.


Pr. Sócrates, expos o novo funcionamento da CBB, do crescimento das igrejas e da obra batista (bem como das dificuldades enfrentadas) no Brasil, do andamento para a eleição do novo diretor executivo da JMM, das expectativas do povo brasileiro a respeito de Missões, e aproveitou para conhecer in loco, de viva voz, de cada missionário, um pouco de seu campo de trabalho.
É bem verdade que podemos ter saído cansados, mas saimos alegres desse tempo, revigorados para a nova etapa que se aproxima.


domingo, dezembro 21, 2008

Os irmãos Ramon e Juanita, são duas pessoas muito especiais.
Nossa Igreja começou a 30 anos em sua casa, quando mudaram do ´interior´ para essa cidade. Durante esses anos têm sido um sustentáculo e batalhadores pelo evangelho.
De seus filhos (5), tres estão em nossa igreja - Loren, a mais velha é ativa nas programações especiais: Samuel, é professor da classe de jovens, tesoureiro e responsavel pelo multimidia; Gerson é o pianista.
Agora, Ramon e Juanita, complentaram 40 anos de casamento - Bodas de Rubi, e desejavam que estivessemos orando nesse mome
nto tão especial, pois também queriam ´trocar as alianças´.
Ramon e Juanita, têm sido nossos ajudadores bem de perto, e sempre preocupadas em atender em nossas necessidades.







Assim, que no dia 07 de dezembro, na hora do culto, tivemos esse momento tão especial.
Refletimos sobre o casamento como algo planejado por Deus, e a vontade dEle que o casamento dure.














Depois de meditarmos sobre esse tema - o casamento - tivemos a oportunidade de ´trocar as alianças´, sim, trocar, pois usavam ainda as alianças do casamento - ha 40 anos. 

Oramos, para que Deus continue a abençoar essas vidas.















Sem dúvida, o momento mais emocionante, que levou alguns às lágrimas foi a repetição dos votos matrimoniais. e o BEIJO final.

Essas simples cerimonias, em nossa igreja, representam muito, pois muitos não conhecem, ou não tiveram oportunidades em suas cidades, que na maioria das vezes, nem igreja tem.

Damos graças a Deus por todas as coisas!



















sábado, dezembro 06, 2008






CULTO DO AMIGO


Concluindo o mes de novembro, aproveitando ser o 5º domingo do mes, e o 1º domingo do advento (Natal), promovemos o Culto do Amigo.





Trabalhamos para que cada irmão trabalhasse para trazer pelo menos um visitante.





Durante 15 dias estivemos orando por esse culto e convidando.





Convidamos um Pastor, preparamos músicas especiais, e quanto mais se aproximava o dia, mais era a nossa ansiedade.



E que alegria, ver pequeno salão de nossa Igreja - totalmente repleto e tivemos que colocar cadeiras no corredor central e ao fundo do salão. Tínhamos 65 pessoas participando.




Ao apelo duas pessoas se manifestaram aceitando Jesus como seu salvador.




Você deve estar orando por nosso ministério.




Estamos agora ´preocupados´ com o culto especial de Natal. Estamos prevendo uma assistencia em torno de 80 pessoas.




Para estreitar os laços da comunhão estamos preparando um almoço, e já temos 75 pessos ´inscritas´, e certamente muitas delas estarão participando do culto.




Música é sempre um momento muito especial em todos cultos, ainda mais quando mãe filha podem cantar juntas.


Adriana, é uma crente, brasileira, solista em um coro interdenominacional e as vezes convidada para cantar música brasileira em um canal de TV.

Sua filha, Adriana, tem somente 10 anos e tem demonstrado muita vontade de se batizar.



Essa é ´parte´ da Equipe de louvor que atuou no Culto do Amigo: Adrianinha na flauta transvesa, Guilhermo (pai da Adriana - é participante de várias bandas na regiao) no Saxofone; Gerson (piano - jovem criado na igreja, estudando para ser regente de orquestra, e sempre convidado para fazer parte de gravaçoes de grupos populares, e pianista do coro interdenominacional), ainda tínhamos: Miguel (no violão), Azahara (na Bateria) e Adriana (no vocal).
Voce deve estar orando por essa equipe que tem ajudado em muito nosso ministerio em Almussafes